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segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Definição da Ética pelos três maiores pensadores da Grécia Antiga. “Sócrates, Platão e Aristóteles”

Definição da Ética pelos três maiores pensadores da Grécia Antiga. “Sócrates, Platão e Aristóteles” O conceito consiste na decadência moral de Atenas, fruto da mudança de uma sociedade tradicional por uma sociedade mercantil, este acontecimento dissuadiu o bem individual do bem coletivo, fazendo assim que novos parâmetros fossem estabelecidos para harmonizar os dois conceitos vividos. Tendo os três filósofos, os sofistas, como principais responsáveis pelas questões apresentadas, e com estes argumentavam, pois todo princípio ético e moral era mera convenção, desprovida de significado em si. Os três começaram a argumentar uma nova Teoria Ética, onde , que o homem só pode ser feliz se seguir os princípios da ética formada. O tratamento com a visão do tema, varia um pouco em relação a cada um dos pensadores, segundo a sua própria interpretação de Mundo. E enquanto Sócrates formula o problema, Platão tenta criar uma Ética Ideal que molde os homens a viver na virtude, enquanto Aristóteles busca uma Ética do Possível, que não desrespeite a paixões humanas – ignoradas por Platão para quem o homem é uma tabula rasa na qual qualquer coisa pode ser escrita – mas antes as oriente pelo caminho da ponderação até a maturidade racional do equilíbrio. "Se imaginais que, matando homens, evitareis que alguém vos repreenda a má vida, estais enganados; essa não é uma forma de libertação, nem é inteiramente eficaz, nem honrosa; esta outra, sim, é mais honrosa e mais fácil: em vez de tampar a boca dos outros, preparar-se para ser o melhor possível." (Palavras atribuídas a Sócrates por Platão, ao final do seu julgamento) Conceituação de Ética. No seu sentido abrangente (lembrando que a definição não se fecha aqui), implicariam em um exame do comportamento humano, hábitos e caráter, caberia uma descrição ou historia dos hábitos do individuo em sociedades especificas e em diferentes épocas, o que nos levaria a ficar fora do foco de nosso senso comum, que é buscar a definição e sua aplicação no Cristianismo. A ética deve restringe-se ao campo particular do caráter e da conduta do individuo à medida que esses estão relacionados a certos princípios, de uma sociedade ou de um grupo. O CONCEITO 'ÉTICA CRISTÃ' A ética cristã que pertencia a visão de mundo da época de Maquiavel era uma ética que tinha uma história de 1500 anos. Sua referência principal são os mandamentos de Deus. A pauta desta ética é uma lista de virtudes a serem seguidas pelo crente em Deus e imitador de Cristo: Compaixão, Perdão, Misericórdia, Humildade, Honestidade, Tolerância. Praticar estas virtudes tem como fim principal o aprimoramento da alma conseqüentemente, ter direito ao paraíso celeste. Utilizada pelos reis da Itália, estas virtudes serviam como um modo de dominar os súditos. Maquiavel as chamou de virtudes passivas para contrapô-las às virtudes ativas greco-romanas. Maquiavel disse que para unificar a Itália num único Estado a ética cristã deveria ser desvinculada da política. Isso implica em dizer que o bom governante não teria que ser necessariamente uma boa pessoa ou uma pessoa honesta, não faria parte dos pré-requisitos a um bom governante ter seu caráter pautado pela ética cristã. Ao defender adoção do regime republicano, nos moldes da Antiga Roma, para a sua época como forma de unificar a Itália, fez perceber que esta forma de governo já exige e trás em si uma ética diferente, uma ética pautada pelas virtudes ativas: prudência, justiça, coragem e temperança (cinco virtudes cardeais). Para fundar uma Nova Itália, estas virtudes eram essências, e elas estavam voltadas para a fundação e manutenção do Estado. Como o regime republicano significa o cuidado da coisa pública sob o império da lei, o que se tem é uma ética na política e não uma ética dos políticos. Portanto, não se deve esperar do político que ele seja ético, deve-se esperar dele que cuide bem da coisa pública, caso ele não cuide bem, por exemplo, agindo corruptamente, a lei deve, então, ser aplicada. A ética na política significa justamente isso: um Estado forte que não permita o descumprimento da lei. Assim, há uma ética implicita no regime republicano diferente da ética cristã. Fonte:http://www.philosophy.pro.br Por: Reverendo Paulo Cesar de Oliveira

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